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PANORAMA DA FORMAÇÃO MÉDICA ATUAL

O levantamento realizado nas planilhas do portal Escolas Médicas do Brasil, no dia 12/01/2019, evidencia que dentre todas as Escolas de Ciências Médicas do país, 325 no total, 95 declaram utilizar a Metodologia Tradicional de ensino, 106 declaram utilizar Metodologias Ativas e 124 não informam o tipo de Metodologia utilizada

Entende-se por Metodologias Tradicionais de Ensino, aquelas sedimentadas nos fundamentos da Reforma Flexner. 

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Panorama Aproximado

O levantamento apresenta limitações, pois alguns sites das instituições de ensino são claros quanto à metodologia utilizada, outros nem tanto, e vários não fornecem informações.

 

No entanto, esse apanhado de dados pode ser utilizado para uma aproximação da realidade

Universidades federais

Levando em consideração apenas as Escolas Federais de Medicina, 81 no total;

  • 35 declaram seguir o Modelo Tradicional de ensino;

  • 31 escolas não informam o tipo de Modelo de Ensino;

  • 2 o Modelo Tradicional Generalista;

  • 1 declara seguir o Modelo Tradicional PET (Programa de Educação Tutorial);

  • 1 declara Metodologia Ativa;

  • 1 declara Metodologia Modular;

  • 1 afirma seguir a Metodologia Humanista, Científica e Técnica;

  • 1 afirma seguir outro, não tradicional.

 

Através desses dados pode-se concluir que o modelo tradicional de ensino ainda é hegemônico, pelo menos no que concerne às Universidades Federais

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Modelo Tradicional de Ensino

O levantamento realizado no site Escolas Médicas do Brasil ""https://www.escolasmedicas.com.br/metodologia.php", em 12/01/2019 demonstrou uma forte presença do modelo tradicional, de ensino nas escolas de medicina do Brasil.

Esse modelo de ensino é amplamente ancorado nos preceitos da Reforma Flexner.

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Tendência Atual

Com o impacto mundial da pandemia do Covid-19, determinando a incorporação maciça de tecnologias ao cotidiano e a entrada definitiva na era da Quarta Revolução Industrial, ocorrerão mudanças sociais, econômicas e políticas. A área da educação estará inserida nesse contexto.

Especificamente, a Educação Médica terá que passar por transformações expressivas para que possa se adaptar a essa nova realidade, e preparar as futuras médicas e médicos para o exercício da profissão em um mundo onde "as mudanças são tão profundas que, na perspectiva da história humana, nunca houve um momento tão potencialmente promissor ou perigoso" (Klaus Schwab). 

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